Há 15 anos, eu estava na metade do curso de Sistemas de Informação em Presidente Prudente. Minha vida era uma correria constante: durante o dia trabalhava em uma gráfica, à noite ia para a faculdade, nos sábados à tarde e domingos de manhã fazia trabalho voluntário para ter desconto na mensalidade. O pouco tempo que sobrava eu gastava curtindo com a namorada e amigos.
Mesmo naquela época corrida, eu sempre quis ter um blog ou criar conteúdo de alguma forma. Mas o medo do julgamento, a síndrome do impostor e outras inseguranças que me assombram até hoje me deixavam apavorado. E se eu não agradasse? E se fosse interpretado de forma errada? Esses medos me paralisavam.
Quinze anos depois
Hoje, aos 40 anos, com 15 anos trabalhando com tecnologia e depois de superar depressões profundas e vícios, tenho muitas histórias para contar e muito a compartilhar. Percebo que, cada vez mais, temos textos e conteúdos menos autênticos na internet. Muitos conteúdos estão sendo gerados apenas com IA e ficam perfeitos demais, sem alma. Pessoas estão fingindo ser experts em assuntos através da IA, usando-a como um fim em si mesma, não como ferramenta de melhoria.

Aqui mesmo, por exemplo, escrevi todo meu texto e usei o IA para me ajudar a redigir melhor e apontar meus erros. A ideia é sempre aprender, mesmo usando IA. Criar conteúdo com identidade e autenticidade nunca teve tanta necessidade e relevância.
A experiência me ensinou que o medo do julgamento é menor do que o arrependimento de não tentar. E que histórias reais, com suas imperfeições e aprendizados, são exatamente o que as pessoas precisam ouvir.
O que você encontrará aqui
Neste espaço, vou compartilhar sempre que possível sobre:
- Projetos de tecnologia – desde os mais simples até os mais complexos
- Dicas profissionais e pessoais – aprendizados de quem já errou muito
- Opiniões sobre assuntos que me interessam – sempre com respeito e abertura ao diálogo
- Trabalhos artísticos e tecnológicos – experimentações e criações
Meu primeiro projeto
O primeiro projeto que vou compartilhar é um aplicativo de lista de tarefas – o famoso TODO List que quase todo desenvolvedor já fez em algum momento da vida. Eu estava sempre tão ocupado trabalhando em troca de dinheiro que nunca fiz um projeto desse.
Mas hoje vejo que isso é interessantíssimo se feito com uma perspectiva de produção, como se fosse um produto de fato e não apenas um projeto de aprendizado. Quero documentar todo o processo: desde a concepção até o deploy, passando por todas as decisões técnicas e obstáculos encontrados.
Um convite
Se você chegou até aqui, é porque talvez também tenha histórias para contar ou projetos engavetados esperando a hora certa. Minha experiência me diz que a hora certa é agora – com medos, imperfeições e tudo mais.
Deixe um comentário contando sua própria história ou projeto que está adiando. Vamos nessa jornada juntos – seu feedback e experiências vão enriquecer muito este espaço!
Leave a Reply